Tecnologia

WhatsApp começa testes com chamadas por voz pelo aplicativo, diz site

Mesmo já existindo outros aplicativos semelhantes que permitem chamadas de voz pela internet, como Skype e Viber, os mais de 600 milhões de usuários do WhatsApp esperam com muito entusiamo e ansiedade essa função no app.

E a equipe WhatsApp parece estar testando nova função que pode representar uma ameaça para as operadoras de telefonia celular. Segundo a imprensa indiana, alguns usuários já podem fazer chamadas por voz pelo aplicativo. A informação de que testes estão em andamento foi confirmada pela companhia ao site BGR India, após imagens do serviço circularem no fórum Reddit.

O usuário que se identifica como pradnesh07 postou no fórum on-line fotos de tela com uma aba “Calls” (ligações). Segundo ele, a novidade está presente na versão 2.11.508 do programa e parece funcionar apenas com o smartphone Nexus 5, rodando a última versão do sistema operacional Android, o Lollipop 5.0.1.

Outro sinal que o aplicativo deve ganhar, em breve, as chamadas por voz está nas pastas de armazenamento de arquivos, que possui o “WhatsApp Calls”.

Em teste na redação do GLOBO, com um Galaxy S5 com Android KitKat 4.4.2, a atualização 2.11.508 (disponível direto pelo site do WhatsApp, não pela Google Play)  não apresentou mudanças aparentes. O mesmo resultado negativo ocorreu com o teste no meu celular e de alguns amigos (nenhum Nexus 5).

A chamada por voz é uma função bastante aguardada pelos usuários e pode representar um duro golpe nas receitas das operadoras de telefonia celular. Em fevereiro do ano passado, o diretor executivo do WhatsApp, Jam Koum, confirmou que a empresa trabalhava no desenvolvimento de um serviço de VoIP.

Isso vai fazer com que ainda mais mudanças ocorram nos planos e pacotes das operadoras, o impacto só não será ainda maior poque em muitos lugares a internet vai de ruim à péssima. Mas a conversa entre duas pessoas que utilizam WiFi é mais viavel do que gastar fazendo ligações.