ressaca

Depois de ingerir muito álcool todo mundo sente o efeito dessa loucura, é a famosa ressaca. E para tentar diminuir os efeitos dela tem gente que toma remédio, chás, água e também até mais álcool. Mas a melhor coisa para se beber, além de água, é um bom refrigerante de limão, como Sprite ou Soda.

É o que afirma um grupo de cientistas chineses de uma universidade em Cantão. Eles resolveram estudar os efeitos da ressaca, e principalmente fornecer novas informações sobre os efeitos de outras bebidas que as pessoas tomam para tentar aliviar a ressaca.

Primeiramente o efeito do álcool ocorre da seguinte maneira, quando o álcool entra no corpo, o fígado libera uma enzima chamada álcool-desidrogenase (ADH) e transforma o etanol em acetaldeído, que depois recebe a ação de outra enzima, aldeído desidrogenase (ALDH), e vira acetato. Se alguma dessas etapas falhar, o acetaldeído se acumula no corpo, dando inicio a ressaca. É por isso que tem gente que quase nunca tem ressaca, e é claro que quanto mais álcool ingerido, maiores as chances da ressaca chegar.

A partir disso os cientistas analisaram 57 bebidas não alcoólicas que os bebedores de álcool costumam ingerir para diminuir o efeito da danada. Entre as bebidas estavam algumas bebidas gaseificadas, sucos e chás, que supostamente teriam a capacidade de acelerar a atividade de uma dessas duas enzimas liberadas pelo fígado.

E somente duas bebidas foram recomendadas para quem quer curar a excessiva ingestão de álcool. Uma delas conhecida como Xuebi acelerou a decomposição do álcool, encurtando a ressaca por causa da menor exposição ao acetilaldeído, e essa é muito conhecida por nós, é a famosa que no resto do mundo atende por Sprite.

Suspeito que as vendas do Sprite vão crescer após esse estudo. Não sabemos se a Soda tem o mesmo efeito, mas acredito que sim, teste e diga pra gente.

Fonte: Super Interessante

Deixe uma resposta