Não faça barracos nas redes sociais

0
381

Acredito que um barraco seja um problema em qualquer ambiente, mas nas redes sociais pode ser ainda pior. Por quê? Bem, há a indexação, ou seja, o arquivamento da sua treta.

Discutir na internet é se expor e, pior, queimar muito o filme, ter fama de agressiva. Entendemos que há gente folgada no mundo: parentes, amigos de amigos e até colegas de trabalho. E, entendemos também que há dias em que o pavio está curtíssimo e você pode não conseguir se segurar.

No entanto, pense duas vezes antes de começar uma discussão online. Sempre é válido. Isso pode pesar muito na avaliação que as pessoas fazem de você – inclusive profissionalmente.

“Quando vou avaliar uma candidata ou candidato e essa pessoa se expõe nas redes através de discussões e indiretas eu me pergunto se como minha funcionária, vai se expor também. E também se vai expor a empresa” explica a psicóloga e especialista em Coaching, Luana Zanelli.

Sim. Você está sendo observada por gestores e o seu comportamento pesa na decisão deles em contratar você. Calma, é bom que você tenha suas opiniões e reflexões críticas, é sinal deinteligência, mostra que você tem suas próprias ideias!

“Se uma pessoa não cuida do seu capital social nas plataformas, não está preparada para o mercado. Uma coisa é você se divertir, ser autêntico soltar suas opiniões, mas é preciso ter filtro saber se posicionar e, principalmente, ter a consciência que seu perfil é quase que um currículo pessoal” avalia Cinthia Genguini, Coordenadora de Social Media.

Ficar de chororô também não é legal. Veja o exemplo abaixo:

Ok, o Facebook serve pra você desabafar, mas até isso você pode fazer com conteúdo e estilo, sabia? Use um trecho de um filme, de um livro ou uma música que expresse o que você está sentindo ao invés de apenas reclamar. Nessas horas vale mais a pena conversar com amigos mais próximos no inbox. Sério, segura a onda!

Mandar indiretas é outro ponto um tanto quando duvidoso. Depende muito da indireta (elas não são totalmente inúteis).  Quando você acha que alguém vacilou feio com você pode dar um toque através de algum tipo de conteúdo que tenha a ver com a situação que só você e a pessoa saberão. Exemplo: se levou um bolo de um amigo, poste algo como isso aqui;

Pronto.

Outra saída para nunca brigar é adotar a ironia. Ser irônico é sempre melhor do que ser grosseiro. “Antigamente eu tinha paciência pra ler provocações e ficar o dia discutindo, mas hoje sou mais ocupado e não posso me dedicar a esse tipo de atividade. E como eu não brigo mais diretamente, não tenho esse tipo de problema, prefiro ser irônico” conta Raphael Mendes, autor do blog Bobagento.

 

fonte: POP