Ligação entre operadoras ficará 90% mais barata no Brasil

0
271

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou uma norma nessa quarta-feira, 18, que resultará na redução das tarifas cobradas pelas operadoras móveis por ligações entre seus clientes e os clientes das concorrentes.

De acordo com o órgão, até 2019 os valores de referência de uso de rede móvel da telefonia móvel devem cair em mais de 90%, chegando a um custo médio de R$ 0,02. Hoje esse valor é de R$ 0,23.

A redução atinge as operadoras, que devem repassar o benefício aos clientes, aumentando a competição do setor e diminuindo o “efeito clube” – hoje, como os valores de interconexão são altos, os consumidores evitam ligar para outras operadoras.

“Com a medida deliberada hoje, espera-se que os preços off-net (para telefones fora da operadora de origem) se tornem mais próximos dos preços on-net”, explica a Anatel. “Assim, o consumidor não precisará de vários aparelhos celulares ou vários chips em um mesmo celular para realizar chamadas para outras operadoras a preços mais próximos às chamadas on-net”.

Mas não pense que todo esse desconto será repassado para nós, afinal as operadoras quem decidirão o preço final que chegará até nós consumidores. Mas pelo menos já se sabe que haverá uma queda considerável no preço, que muito provavelmente será anunciado como se fossem promoções das operadoras. Lembrando que nos tempos de hoje a internet e até sms tem tomado aos poucos o lugar de ligações, esse tipo de medida pode ajudar a segurar a queda do uso de ligações.