Filmes HQ / Livros

Joias do Infinito – Afinal, o que são? Quais já apareceram nos filmes da Marvel?

Matéria do nosso parceiro 120x60

Nos quadrinhos, as Joias do Infinito são seis gemas extremamente poderosas, sendo que cada uma confere uma habilidade diferente ao portador. Thanos ainda criou a “Manopla do Infinito” – uma manopla é uma arma parecida com uma luva -, para que na Manopla fossem colocadas as seis gemas. O objetivo era poder usar as seis ao mesmo tempo, fazendo de seu portador um ser onipotente, capaz de controlar todo o universo. Muito tempo depois, Loki encontrou uma setima Joia, que não faz parte do conjunto das originais.

No universo cinematográfico da Marvel, já estão confirmadas três Joias do Infinito (Tesseract, Éter e Orbe), e especula-se que a quarta seja aquela pedra azul no cetro do Loki. As Joias estão aparecendo no decorrer dos filmes, não sendo apresentadas logo de cara como Joias do Infinito, mas uma cena pós-créditos de “Thor: O Mundo Sombrio” deixou claro que o Éter e o Tesseract eram Joias do Infinito, e o diretor de “Guardiões da Galáxia” confirmou que mais uma apareceria no filme.
Se em cada filme uma Joia está tendo um papel importante, pode ter certeza que logo veremos todas as Joias reunidas, uma vez que depois da estreia de “Guardiões da Galáxia” já teremos visto quatro das seis, Thanos estará consolidado na busca pelas Joias e Thanos já está confirmado como o principal antagonista de “Os Vingadores 3″.
Enfim, vamos comentar sobre as Joias?
  • Joia do Espaço – Concede a habilidade de transportar qualquer coisa de uma parte do universo para outra instantaneamente; estar em todas as partes do universo ao mesmo tempo; ou até mesmo alterar a estrutura do espaço.
  • Joia da Mente – Aumenta a capacidade mental do portador; permite acessar a mente de qualquer ser no universo; permite controlar a mente de qualquer ser no universo.
  • Joia da Alma – Esta joia permite ao seu portador roubar e manipular alma dos vivos e dos mortos. A joia precisa de tempos em tempos ser alimentada por almas.
  • Joia do Poder – Aumenta todas as capacidades físicas do usuário (inclusive as meta-humanas); concede ao usuário acesso a todo o poder e toda a energia existentes no universo.
  • Joia do Tempo – O portador pode viajar livremente pelo passado, presente e futuro; pode também aprisionar qualquer ser, ou mesmo planetas e galáxias inteiras, em um ciclo de tempo que fica se repetindo.
  • Joia da Realidade – Isoladamente, é a mais poderosa, e a mais difícil de ser usada. Pode realizar qualquer desejo do portador, mesmo que isto vá contra as leis da física (sim, elas existem nos quadrinhos também!).
Mais tarde Loki encontrou uma sétima joia. Era é chamada de Joia do Ego, e permite ao seu portador controlar energias dimensionais (não tenho certeza, mas acho que ela também permite se descolar por dimensões paralelas).
AS JOIAS DO INFINITO NO CINEMA:
Conforme comentei antes, o Tesseract, o Éter e uma terceira joia (provavelmente o Orbe) já estão confirmadas no Universo Marvel Cinematográfico. É muito possível também que a pedra no cetro de Loki seja uma quarta joia. A Manopla do Infinito também já aparece nas telonas.
  • A Manopla do Infinito:
 
Este objeto aparece no fundo da Sala de Tesouros de Odin logo nas primeiras cenas do filme “Thor”. Logo de cara causou alvoroço nos fãs, por ser igual à Manopla dos quadrinhos. A Marvel Studios já confirmou que de fato era a Manopla do Infinito.
 
  • O Tesseract:
Aparece em: Homem de Ferro 2 (em um rascunho de papel do pai do Tony Stark), Capitão América: O Primeiro Vingador e Os Vingadores; também é citado em Thor: O Mundo Sombrio, aonde é confirmado que é uma Joia do Infinito. Especula-se que seja a Joia do Espaço por seu papel em Os Vingadores, aonde ela foi usada por Loki para vir à Terra e para trazer o exército Chitauri para a Terra.
Se for assim, imagino que aquelas pessoas “desintegradas” no primeiro filme do Capitão América devem na verdade ter sido levadas para algum outro lugar… O que abre brecha também para o Caveira Vermelha estar vivo!
  • O Éter:

Aparece em: Thor: O Mundo Sombrio; também foi confirmada neste filme como uma Joia do Infinito. Especula-se que seja a Joia da Almaporque.. bem… não sei, só é a posição mais comum entre os fãs… Eu meio que concordo por eliminação (não é da mente, nem do espaço, nem do tempo, possivelmente a da realidade apareça por último – aposto que só em Os Vingadores 3 – e possivelmente o Orbe seja a do poder).
  • O Orbe:
A Marvel Studios já confirmou duas coisas: que apareceria mais uma Joia do Infinito neste filme, e que o enredo seria em torno de um Orbe que poderia destruir uma Galáxia. Especula-se que ele seja a Joia do Poder porque ela tem o poder de destruir uma Galáxia, oras!
  • O cetro de Loki:
O cetro do Loki apareceu em Os Vingadores e na cena pós-créditos de Thor: O Mundo Sombrio. Especula-se que seja a Joia da Mente porque Loki usou ela para controlar um monte de gente.