Se você acha que pessoas gostam de fazer personagens em MMO do mesmo gênero que em sua vida real, se enganou!

De acordo com uma pesquisa da Syracuse University (EUA), 26% dos jogadores homens de “World of Warcraft” preferem jogar com uma personagem feminina e que, nesses casos, é comum que os jogadores se soltem mais e utilizem mais emoticons e frases sentimentais. No entanto, apenas 7% de mulheres gostam de jogar com personagens masculinos.

Apesar de fazer a pesquisa apenas com 375 jogadores, os números mostram algo interessante sobre o sexismo na indústria: enquanto o machismo faz com que mulheres não se sintam muito bem-vindas no mundo dos games, ele também faz com que homens preferem jogar de mulher por se sentirem mais livres para serem mais emotivos e não sofrer preconceito.

O que tudo indica é que no mundo dos MMOs todos querem ser mulheres, será que isso é algum reflexo do mundo real? Não no fator sexual, mas sobre os homens se sentirem na necessidade de manterem uma postura “necessária” perante a sociedade, afinal eles poderiam agir da mesma forma “livre” usando avatares masculinos, já que ninguém está os vendo por trás das telas. Pena que o estudo não se aprofunda nesse tema.

E aí, com que gênero você joga?

Deixe uma resposta