Curioso

Fim das Rádios FM, Noruega é o primeiro país a confirmar que desligará os sinais FM

A era digital realmente está dominando tudo. A Noruega acaba de se tornar o primeiro país a oficialmente anunciar que estará desligando o rádio FM.

O Ministério da Cultura Norueguês anunciou que estará acabando com a FM no dia 11 de janeiro de 2017 e que planeja fazer a transição para a Digital Audio Broadcasting (DAB) como um padrão nacional.

De acordo com o comunicado do Ministério da Cultura, a data do desligamento foi proposto pelo governo norueguês já em 2011, mas que só agora o governo concluiu que o país é capaz de atender as exigências necessárias para uma transição tranquila.

Segundo o ministro da Cultura norueguês, Thorhild Widvey, a digitalização vai melhorar o sistema de preparação para emergências, facilitar o aumento da concorrência e oferecer novas oportunidades para a inovação e desenvolvimento.

Mas quais as diferenças entre os dois padrões? Na Noruega, a DAB atualmente oferece 22 canais nacionais enquanto a FM tem apenas cinco, e o custo de transmissão de canais é oito vezes maior na FM do que na digital.

Embora vários outros países da Europa e Sudeste da Ásia também estejam considerando a mudança, nenhum ainda confirmou quando fará isso.

Isso não significa um fim das rádios, mas sim uma grande mudança na forma como são transmitidas, muito além da diminuição dos gastos, melhor no sinal e possibilidade de maior número de rádios, também estamos falando de um modo de transmissão que no futuro pode gerar algum outro tipo de nova interação com os outros meios digitais. Agora é esperar para ver a que rumo as atuais mudanças iram nos guiar.

 

fonte G1