Tecnologia

Empresas planejam lançar carros voadores em 2017

Imagine tirar o carro da garagem e se deparar com um trânsito caótico. Agora imagine poder ligar os motores e sair… voando. A cena, que parece possível apenas no desenho animado “Os Jetsons”, pode ser tornar realidade em breve.

Empresas ao redor do mundo estão competindo para ser a primeira a colocar no mercado carros que voam. De acordo com a “CNN Money”, para muitas dessas companhias, 2017 será um ano decisivo.

Terrafugia, AeroMobil, Moller International e PAL-V são algumas das empresas que planejam produzir, entregar e vender os automóveis voadores nos próximos anos.

AeroMobil

A companhia eslovaca AeroMobil diz que planeja finalizar o projeto do seu carro voador e começar a aceitar pagamentos de clientes em 2017.

Terrafugia

A norte-americana Terrafugia afirmou à CNN que espera iniciar em 2017 a produção de seu carro voador, chamado de “Transition”. A empresa já recebeu depósitos de cerca de cem clientes.

PAL-V

A holandesa PAL-V já começou a receber pedidos e espera que as entregas comecem em 2017.

Moller International

Segundo a “CNN”, a empresa Moller International, que tem sede na Califórnia (EUA), começou a aceitar pagamentos e disse que pode começar a vender seus veículos no ano que vem, desde que consiga a aprovação necessária do órgão regulador norte-americano.

Chegada ao mercado passa por dificuldades

Há alguns obstáculos a serem superados antes que as empresas possam colocar os carros voadores no mercado.

Entre eles, desenvolver um modelo seguro, realizar testes e obter certificações de órgãos reguladores.

No começo de maio, o protótipo da AeroMobil caiu durante um voo-teste na Eslováquia.

fonte: UOL