Tecnologia

Como controlar seu computador com seu celular/tablet – AIO Remote Tutorial

Temos controle remoto pra tudo hoje em dia, TVs, ar-condicionado, portões de garagem, então que tal você ter um controle remoto para seu computador?

Gostou da ideia? É mais simples do que você imaginava e o Thiago Cursino do Canal CORE X vai te ensinar como. Você pode até usar isso pra sacanear seus amigos “o fantasma está controlando o meu pc!!!” huehuehue

Ficou curioso? Então se liga no vídeo e não esqueça de curtir o Canal CORE X no Facebook e se Inscrever no canal.


Neste vídeo o Canal CORE X vai ensinar vocês como controlar o computador a distância usando o seu smartphone Android ou Tablet.
Usaremos o programa Aio Remote.
A primeira coisa que você deve fazer é baixar o Aio Remote na Play Store e instalar o cliente no Android. E depois baixar o servidor e instalar no computador que você quer controlar. O legal é que ele funciona em Desktops Windows, IOS e Linux.E além de funcionar no Android ele também funciona no Black Berry, conforme podemos ver no site.
A conexão pode ser feita por Bluetooth ou por Wi-fi. Para usar o método wi-fi, tanto o seu computador quanto o celular devem estar conectados à mesma rede sem fio. Para usar o método bluetooth, seu desktop precisa de um adaptador bluetooth. Alguns notebooks possuem bluetooth integrado, nestes você vai conseguir usar sem ter que adquirir hardware adicional.
Vá para o site www.aioremote.net e baixe o servidor para o Windows. Note que este programa é feito em java, e é por isso que ele roda em tantas plataformas diferentes.
Conexão pelo Wi-fi:
Após instalado, abra o Aio Remote Server no PC. Em Settings, certifique-se de que a caixa Wi-fi Enabled está marcada.
Abra o Aio Remote no celular:
Clique no ícone com o símbolo de computador: Clique no símbolo de +;
Em Title, escolha um nome para o seu computador. Por exemplo, colocarei PcDoQuarto.
Em Device Type, coloque computador;
Em connection Type, escolha um tipo de conexão: Wi-fi ou Bluetooth.
Em IP Address, clique em Search, onde ele mostrará um número de IP; Se não funcionar, troque o número de IP na caixa Server IP no servidor.
Clique em Apply;
Após criada a conexão, clique no nome do seu computador para se conectar.
Método Bluetooth:
Clique em no ícone de +;
Em Title, escolha um nome para o seu computador. Por exemplo, colocarei PcDoQuarto.
Em Device Type, coloque computador;
Clique em Search e escolha o endereço bluetooth do seu computador;
Clique em Apply;
Após criada a conexão, clique no nome do seu computador para se conectar;
O AIO remote possui controles customizados, como para Power Point e Media Player, sendo que indo em Custom Remotes você pode baixar novos controles. Também é possível utilizar um teclado virtual. Ele também possui um File Manager que lhe permite navegar por dentro das pastas do seu computador.
Pronto, agora é só se beneficiar. Mas, digamos que eu esteja todo largado na cama, com sono, aí eu quero, por exemplo, ver um vídeo. Eu vou ter que me levantar, ir no computador, abrir o programa para só então começar a usar?
A resposta é simples: basta colocar o Aio Remote Server para iniciar junto com o Windows. E como a gente faz isso?
Navegue até a pasta C:\Users\USUARIO\AppData\Roaming\Microso­ft\Windows\Start Menu\Programs\Startup
Um jeito fácil de fazer isso é indo em Iniciar – Todos os programas. Clicando com o botão direito na pasta Inicializar e em seguida com o botão esquerdo em explorar.
Deixe esta pasta aberta e navegue até onde está a pasta do Aio Remote, em C:\Program Files (x86)\AIO Remote Server 3.4.2
Arraste o AioServer3.4.2.exe para dentro da pasta Inicializar. Isso fará com que o AIO Remote Server Inicie junto com o Windows.
Para evitar que o Aio Remote abra bem no meio da tela, vamos colocá-lo para iniciar minimizado. Para isso, vá até a pasta onde ele está instalado e abra o arquivo config.ini. Na linha onde está escrito startMinimized=false troque para startMinimized=true e aperta CTRL +S para salvar. Feche o Aio remote e o execute novamente. desta vez ele ficará funcionando, mas sem janela. Para voltar a ver a janela do Aio Remote, abra o gerenciador de tarefas, apertando CTRL + ALT + DEL e finalize seu processo. Depois troque o startMinimized=true para false e salve o arquivo novamente.
Este foi mais um vídeo do Canal Core X, é muito importante que você clique em gostei para mostrar suporte ao canal. Caso tenha gostado do conteúdo, você pode se inscrever, seguir a página no Facebook , no Twitter e no Google + . Escolha qual rede é melhor pra você e não perca os próximos vídeos.