Tecnologia

Começou: o Facebook está monitorando suas conversas no Whatsapp

Vi esse texto no Byte Que Eu Gosto

O que todos temiam já está acontecendo. Usuários tem reportado que suas conversas no Whatsapp tem sido monitoradas pelo Facebook. Eles descobriram isso porque em determinadas conversas, falaram palavras chave específicas e ao logar no Facebook, postagens patrocinadas e propagandas diversas referiam-se exatamente a produtos ou serviços relativos as palavras chaves digitadas. Isso significa que o Facebook sabe o que você está conversando e está usando isso para direcionar a publicidade para você.

O maior temor de todos quando o Facebook comprou o Whatsapp era que o aplicativo de mensagens começasse a receber propagandas. Isso ainda não aconteceu de forma direta, mas indiretamente suas conversas já são vigiadas e manipuladas para que você receba anúncios que supostamente seriam do seu interesse na rede social.

Além disso, o Facebook tem tentado de todas as formas popularizar o seu próprio aplicativo de mensagens, o Facebook Messenger, porém sem muito sucesso, pois ele acaba obrigando o usuário a sair do Facebook e abrir outro aplicativo só pra enviar e receber as mensagens, o que antes ocorria dentro do próprio aplicativo do Facebook. Mas o mais interessante (pra não dizer assustador) são alguns dos termos de uso desse aplicativo de mensagens. Seguem alguns exemplos:

  • Adicionar ou modificar compromissos e enviar emails para os convidados sem o seu conhecimento
  • Ler suas mensagens de SMS ou MMS: o aplicativo pode ler todo o conteúdo das mensagens do seu telefone sem seu conhecimento, independente do tipo de conteúdo ou da confidencialidade delas.
  • Ligar diretamente os números de telefone: o aplicativo pode telefonar pra quem quiser sem a sua permissão ou sem o seu conhecimento, inclusive podendo gerar cobranças adicionais.
  • Impedir modo de inatividade no telefone: permissão para fazer com que seu telefone jamais entre em stand by
  • Tirar fotos e gravar vídeos: ao aceitar os termos de uso você permite que o aplicativo tire fotos ou grave vídeos sem sua permissão ou conhecimento. Autoriza o uso da câmera quando eles quiserem, sem seu conhecimento.

Esses são alguns dos termos mais bizarros, mas em geral todo o conteúdo dos termos do serviço são assustadores. Não necessariamente o Facebook fará tudo o que está descrito ali, mas ao aceitar os termos, eles tem carta branca pra fazer tudo isso e você não pode reclamar depois. Corram para as montanhas!

P.S.: por isso MUITOS recomendam o Viber. As mensagens são cifradas e não são armazenadas em servidores. É uma opção segura contra essa invasão absurda de privacidade. Abaixo você vê alguns prints dos termos de serviço do aplicativo de mensagens do Facebook.