Internet

5 Grupos do Facebook para Blogueiros

Sem duvidas uma das coisas mais importantes quando começamos um blog, vlog ou algum projeto voltado para a comunicação é a troca de experiências. E hoje em dia temos uma ótima ferramenta para isso, que são os grupos do Facebook.

Pensando nisso separei 5 grupos que participo e nos quais eu acredito por diversos motivos.

A lista não é um ranking dos melhores, eu apenas organizei por quantidade de membros, mas vale lembrar que mais membro não significa melhor. Vamos aos grupos…

Blogueiros,_Gurus_e_Seguidoras

O primeiro grupo da lista é o Blogueiras, Gurus & Seguidoras  que como o nome já sugere um pouco, é voltado para blogs femininos sobre moda e estilo, e é formado em sua maioria absoluta por meninas e mulheres, acredito o número de homens no grupo não cheguem à 20%.

Grande parte das publicações no grupo são de novos posts ou vídeos dos membros, e é muito comum haverem posts do tipo “Quero conhecer novos blogs. Comentem com link dos seus blogs” ou “Quero conhecer novos Canais, vou seguir todos que gostar”.

Outro ponto bem legal no grupo é que segundo as regras não é permitido criar postagens meramente para pedir curtidas, seguidores ou coisas do tipo (apesar de sempre conseguirem driblar isso). Para que esse tipo de pedido possam ser feitos, as administradoras criaram 1 única postagem para cada rede social para pedir seguidores nos comentários.

Não posso deixar de falar que provavelmente existem mais usuários do Blogspot do que do YouTube e outras plataformas juntas.

Resumindo se você tem um blogger voltado para o público feminino talvez esse seja o melhor grupo pra você, talvez…

se interessou? Clique aqui e conheça o grupo

 

Blogueiros_elite

 

Assim como no primeiro grupo aqui também vemos um bom número de blogueiras de moda, mas fica mais fácil ver outros conteúdos, como livros, filmes, séries e afins..

O grupo não possui tanto engajamento dos membros, você pode passar um bom tempo passando pela tela, sem ver NENHUMA interação, inúmeras postagens sem curtidas, comentários nem nada do tipo. O que se vê são meras publicações soltas, parece que as pessoas que entram acham que ali é um mero agregador de links ao invés de uma ferramenta de troca de informações.

Tem tudo pra ser um ótimo local de interação entre criadores de conteúdo, só está faltando a interação.

Escrevendo esse texto percebi que estou reclamando de uma coisa que posso contribuir, sendo assim, passarei a dispor de mais tempo no grupo, ajudar a organiza-lo, espero sua ajuda por lá.

se interessou? Clique aqui e conheça o grupo

 

Escritores_Virtuais

O nome do grupo já diz bastante sobre ele, ele é mais voltado para escritores do que para blogueiros propriamente ditos. Boa parte dos membros não possui blogs nem mesmo fanpages, apenas gostar de ler e escrever.

Então além de links para postagens, você também poderá ler ótimos textos diretamente no grupo.

Outras duas características marcantes são que alguns blogueiros aparecem por lá procurando escritores que queiram divulgar trechos de suas obras nos blogs deles.

Esse grupo é ideal para quem gostar de ler e/ou escrever.

se interessou? Clique aqui e conheça o grupo

 

ROTAROOTS_-_Blogueiros_de_Raiz

Meu preferido da lista, um grupo onde o foco principal são os criadores de conteúdo e de fato a troca de experiência.

O post fixado no início no grupo não é um link para o blog do criador do grupo nem nada semelhante, mas sim a [Blogagem Coletiva], onde cada mês é selecionado um ou mais temas para que quem quiser possa seguir o tema para criar algum conteúdo, fazendo com que possam linkar uns aos outros em suas postagens, ou ao menos trocar ideias e informações.

Assim como todos os grupos, existe uma parte significativa de pessoas querendo apenas ganhar cliques, mas no ROTAROOTS eu vejo a melhor interação, onde as pessoas se dispõem mais em ajudar quem solicita auxilio.

se interessou? Clique aqui e conheça o grupo

 

Sociedade_dos_Blogueiros_Pobres

O menor e menos atualizado grupo da lista, mas sem dúvidas o que tem o nome mais legal de todos.

O grupo é de fato muito fraco em comparação aos outros, mesmo assim eu conheci bons blogs nele, e por isso eu acredito que ele merece estar nessa lista.

se interessou? Clique aqui e conheça o grupo

 

 

E ai, curtiu a lista? Conhece mais algum que não está aqui? Deixe seu comentário.

Espero que tenha ajudado alguém e aguarde mais postagens para Criadores de Conteúdo no Papo Web.